Metodologia Outdoor Action
Tendo como base o “jogo”,
a Academia Outdoor Action, irá desenvolver ao longo deste ano lectivo um modelo
de ensino que utiliza um método interactivo, utilizando predominantemente
os jogos reduzidos e intensificando desta forma o contacto com a bola, permitindo
assim que os praticantes desfrutem do que de melhor este desporto tem e
estimulem todas as competências técnicas e os princípios do jogo a ele
associados.
Etapas de desenvolvimento
Definimos 6 etapas ao
longo do ano que vão desde a relação entre o jogador e a bola até à relação do jogador com a bola, com a baliza com os
companheiros e com os adversários e com a equipa (Jogo 7x7). Dependendo do nível e das
idades dos nossos alunos bem como a avaliação inicial feita pelo responsável da
classe, o planeamento anual será sempre feito com base nestas etapas,
desenvolvendo ao longo do ano todas as competências inerentes a cada etapa.
Princípios do jogo e competências técnicas
"Os
princípios de jogo e os sub princípios de jogo são comportamentos e padrões de
comportamento que o treinador/professor quer que sejam revelados pelos seus
jogadores e pela sua equipa nos diferentes momentos de jogo. Esses comportamentos e padrões de comportamento quando articulados entre si evidenciam um padrão de comportamento ainda maior, ou seja, uma identidade de equipa a qual denominamos de organização funcional" Guilherme Oliveira, 2003
São estes princípios da defesa e do ataque que vão dar identidade à forma de jogar e de interpretar o jogo nos seus vários momentos, devendo os mesmos ser trabalhados consoante a evolução demonstrada pelos praticantes introduzindo desta forma complexidade ao jogo mas também profundidade e inteligência na abordagem técnico-táctica.
São estes princípios da defesa e do ataque que vão dar identidade à forma de jogar e de interpretar o jogo nos seus vários momentos, devendo os mesmos ser trabalhados consoante a evolução demonstrada pelos praticantes introduzindo desta forma complexidade ao jogo mas também profundidade e inteligência na abordagem técnico-táctica.